Universidade do Minho  

             
 
  Autenticação/Login
 
Contactos
Mapa do Site
email de contacto
   
  imprimir
 
Apresentação
 

O Departamento de Sociologia da Universidade do Minho 

O Departamento de Sociologia é uma organização permanente do Instituto de Ciências Sociais. Tem por missão a criação e a transmissão de conhecimentos no domínio da Sociologia, competindo-lhe a organização científica e pedagógica de projetos de ensino graduado (1º Ciclo) e pós-graduado (2º Ciclo e 3º Ciclo), bem como a promoção de investigação sociológica. É, igualmente, responsável pela gestão de recursos humanos e materiais a ele afetos.

Em articulação com as Direções e Comissões de Curso do 1º, 2º e 3º Ciclos, o Departamento está representado em diversas Comissões de Cursos, nomeadamente nas de Geografia, História e Ciências da Comunicação. O Departamento de Sociologia possui laboratórios vocacionados para atividades pedagógicas e de investigação. Usufrui, ainda, de recursos comuns do ICS, como sejam, entre outros, sala de seminário, fundo documental (e.g. revistas, relatórios de estágio), sala para investigadores, equipamento multimédia e espaço reservado aos núcleos de estudantes do ICS.

O Departamento de Sociologia desenvolve vários projetos de investigação e/ou de intervenção social. Tal traduz-se em parcerias com outros Departamentos e Universidades, bem como com outras entidades da comunidade envolvente, em particular, empresas, autarquias e associações diversas. São de referir várias atividades de consultoria e diagnóstico, assim como projetos de desenvolvimento e dinamização sociocultural e económico.

O Departamento de Sociologia está representado em associações nacionais e internacionais de divulgação e investigação, tais como: Associação Portuguesa de Sociologia (APS), Associação de Profissionais de Sociologia Industrial, de Organizações e Trabalho (APSIOT), International Sociological Association (ISA), European Sociological Association (ESA) e Association Internationale des Sociologues de Langue Française (AISLF).

Os docentes do Departamento integram o Centro de Investigação em Ciências Sociais (CICS) onde desenvolvem projetos de investigação, organizam e participam em diversas iniciativas de discussão e divulgação da produção sociológica através de Colóquios, Conferências, Seminários e Tertúlias/Workshops. Estes contam regularmente com a presença de sociólogos e outros especialistas em Ciências Sociais, nacionais e internacionais. É de mencionar, ainda, a publicação de Configurações. Revista de Sociologia, de periodicidade semestral.


 
  © 2014 Universidade do Minho  - Termos Legais  - actualizado por DSOC Símbolo de Acessibilidade na Web D.