SOCIOLOGIA | Testemunhos
16404
page-template-default,page,page-id-16404,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-11.2,qode-theme-bridge | shared by vestathemes.com,wpb-js-composer js-comp-ver-5.2.1,vc_responsive

Testemunhos

Paulo Gabriel Salgado Silva

Frequentei a licenciatura em Sociologia e o mestrado em Sociologia, na área das Organizações. Com a licenciatura, tive a oportunidade de estagiar no departamento de Recurso Humanos (RH) do grupo MoreTextile. Tanto a licenciatura como o mestrado permitiram obter conhecimentos sobre gestão de RH e sobre o funcionamento das organizações. Também permitiram desenvolver soft skills importantes para o trabalho nas organizações. Desta forma, estou grato por ter escolhido estudar Sociologia.

 

 

 

 

 

 

 

 

Fátima Pereira

Trabalhei 10 anos em atendimento ao público e atualmente trabalho no setor da Educação. Devido à abrangência do programa curricular, abordando áreas como a Sociologia da Família, da Cultura ou das Organizações, a frequência do curso possibilita-me observar, descrever, analisar a realidade social de forma mais abrangente e reflexiva. Se pretendes compreender melhor a vida em sociedade este curso é para ti.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Márcia Silva

Após ter concluído a licenciatura em Geografia e Planeamento encontrei no mestrado em Sociologia e posteriormente no doutoramento a formação que faltava ao meu percurso académico. Apesar de ter optado por uma pós-graduação distinta da graduação, tal nunca foi um entrave ao sucesso do meu percurso. Por essa razão, sou testemunha do apoio incondicional, da seriedade do ensino dos docentes e das suas capacidades ímpares de transmitir conhecimentos que me permitiram desenvolver competências sólidas para o desenvolvimento do meu trabalho enquanto investigadora.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Maria José Costa

Licenciada em Humanidades, frequento o terceiro ciclo. Escolhi Sociologia por causa da sua versatilidade. Por um lado, está orientada para o estudo da sociedade com incidência nas desigualdades, género, crime, emoções, cognições, religião, arte e organizações. Por outro lado, considero que é a resposta para o mercado de trabalho exigente e focado na mudança e na inovação. Também é um construtivo reforço para a formação pessoal. Penso que a sociologia constitui uma diferenciada e vantajosa oportunidade, ministrada por um corpo docente competente.

 

 

 

 

 

Maria Goreti Peça

O local onde desenvolvi o estágio curricular do curso é o meu emprego até hoje. Valorizem os Estágios! Trabalho numa IPSS ligada ao ensino especial e reabilitação profissional de pessoas com deficiências e incapacidades. Nesta instituição desempenho funções de Técnica de apoio à inclusão, cujo objectivo é a integração de ‘Pessoas afectadas por défice de autonomia’ nas empresas da comunidade. Sou, ainda, coordenadora da resposta social Centro de Actividades Ocupacionais. A sociologia está sempre presente pois trabalho numa equipa multidisciplinar, onde a visão sociológica é uma componente importante para a discussão.

 

 

 

 

 

Paula Dionísio

Sou licenciada em Humanidades. Exerci funções de docente na Língua Italiana em várias escolas do ensino artístico de música (…) Frequentei o mestrado em Sociologia, Organização e Trabalho na Universidade do Minho [para experiencar áreas] mais voltadas para ação/intervenção e, assim, pudesse acompanhar a necessidade emergente de uma polivalência no saber, acompanhando assim, o mercado de trabalho e as suas novas exigências.

 

 

 

 

 

Beatriz Martins

Frequentei licenciatura em Sociologia, curso que despertou e desenvolveu capacidades que mudaram o modo de ver e sentir a sociedade. (Participei na avaliação externa do curso), onde pude referir [que] todo o cidadão devia ter formação em Sociologia. Efetuei o Mestrado em Comunicação, Arte e Cultura (50% Sociologia), que me contextualizou no mercado.

 

 

 

 

 

 

Patrícia Silva

“Frequentei a licenciatura em Sociologia, o mestrado em Sociologia (especialização em Desenvolvimento e Políticas Sociais) e o doutoramento em Sociologia (Financiamento FCT). Ao longo do meu percurso profissional participei em diversos projetos de investigação e fui docente no Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Atualmente, sou investigadora no centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho e integro a equipa portuguesa do Projeto SHARE (Survey of Health, Ageing and Retirement in Europe). Os eixos teórico-metodológicos inerentes à formação em Sociologia, assim como o incentivo ao pensamento crítico foram bases fundamentais e indispensáveis para o meu percurso profissional.”

 

 

 

 

 

 

 

Joana Domingues

testemunho brevemente disponível

 

 

 

 

 

Adelina Correia

Fiz a licenciatura em Educação Social e trabalho no Centro de Investigação em Psicologia da Música e Educação Musical. Frequentei o doutoramento em Sociologia (2012-2016) e isso permitiu-me conhecer não só um vasto e diverso corpo teórico que desconhecia, mas também alicerçar uma leitura crítica do tecido organizacional e das suas múltiplas dinâmicas (internas e externas). A frequência deste curso pôs-me em contacto direto com o sistema nacional de investigação científica, conhecimentos fundamentais para desenvolver as minhas competências enquanto gestora de ciência num centro de investigação. Nessa função mobilizo, igualmente, o corpo teórico sobre a teoria organizacional, permitindo alcançar melhores resultados.

 

 

 

 

 

 

 

Sara Espírito-Santo

Conheci e ingressei na Universidade do Minho no meu 2º ciclo de estudos, sendo que o 1º ciclo (licenciatura em Sociologia) foi concluído na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Ao longo do meu percurso académico na UM dei conta do quão diferente pode ser o mesmo Curso- Sociologia- em instituições diferentes. Para mim a UM destaca-se por proporcionar aos alunos uma vertente mais prática aleada à vertente teórica. Prova disso foi a realização do meu estágio curricular numa Empresa de Trabalho Temporário que me permitiu a conclusão do 2º ciclo de estudos conducente ao grau de Mestre em Sociologia – Organizações e Trabalho. Estimulada pelo curso, a realização desta ocupação permitiu-me diversas experiências novas e a possibilidade de transformar informação empírica em conhecimento, debruçando-me sobe o estudo das inter-relações inerentes a qualquer tipo de organização. Como socióloga, olhei para a organização acolhedora como uma estrutura social composta de relações sociais, discursos e práticas, analisando e refletindo sobre elas.